A Brave anunciou o lançamento oficial do Leo, o sistema de IA generativa que está disponível nativamente no browser de navegação. A ferramenta é gratuita para todos os utilizadores de desktop, mas há uma versão premium do sistema, por um preço de 15 dólares por mês. Para já, apenas foi lançado para desktop no PC, mas vai chegar nos próximos meses aos smartphones.

A empresa diz que desde que o Leo foi lançado há três meses, apenas como antevisão para developers e beta testers, o sistema amealhou dezenas de milhares de utilizadores a nível global, deixando a Brave satisfeita com os resultados. A empresa diz que ao longo dos meses tornou o sistema mais rápido, melhorou a qualidade de respostas e até a interface de utilização. E por isso, diz-se pronta para lançar a aplicação a todos os utilizadores a partir de hoje, na versão 1.60.

Para utilizadores avançados e com a necessidade de mais modelos de linguagem de IA, a Brave também disponibiliza uma modalidade Leo Premium, com acesso ao Claude Instant, o um assistente de IA topo de gama. Mantendo a reputação de ser o navegador com maior privacidade do mercado, a Brave diz que também o sistema de IA nativo oferece “privacidade sem paralelo” quando comparado com outros serviços de chatbot inteligentes.

Veja na galeria imagens do Leo Brave chatbot

Tal como os restantes sistemas de IA generativa, como o Bing Chat, o Bard do Google, inseridos nos browsers de navegação, o Leo também faz traduções, responde a questões, faz sumários de textos e gera novo conteúdo através de prompts.

Ao afirmar ser mais seguro que a concorrência, a Brave diz que o Leo não grava as conversas entre os utilizadores e o chatbot e que estes não são usados para treinar os seus modelos de IA. Além disso, os utilizadores não precisam de se autenticar para utilizar, refere o The Verge. No entanto, a empresa não arrisca e avisa os utilizadores para terem cuidados com potenciais erros ou incoerências nas respostas.

O Leo é baseado no modelo de linguagem Llama 2 da Meta. E segundo a empresa, o assistente Claude permite aceder a respostas mais longas e estruturadas, com melhorias a nível da matemática, código e capacidade multilingue, como parte da subscrição mensal. A pedido dos utilizadores que testaram o Leo nos últimos meses, vão ser disponibilizados mais modelos aos assinantes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.