No Lisboa Games Week há mais do que videojogos: existe também espaço para ficar a conhecer que direitos os cidadãos europeus têm enquanto consumidores. Para capacitar os jovens portugueses a exercitar escolhas mais seguras quando fazem compras online, a União Europeia está presente no evento de gaming com a iniciativa YourEUright – Estás no teu direito.

Para sensibilizar o público para os seus direitos como consumidores online, a iniciativa montou no Lisboa Games Week um Escape Room temático. Aí, eram apresentados aos jovens quatro cenários diferentes, com pistas para a resolução de problemas relacionados com as compras online. A inauguração oficial do espaço contou com a presença de Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Logo no primeiro dia, a lotação da iniciativa da União Europeia esgotou e, com uma adesão superior àquela que estava à espera, a organização do Escape Room indicou que espera receber cerca de 120 participantes por dia. O SAPO TEK conseguiu participar numa das sessões e acompanhou uma equipa de jovens do 3º ciclo numa aventura acerca das normas de segurança dos produtos comercializados na EU.

Clique na galeria para ficar a conhecer mais sobre o Escape Room YourEUright – Estás no teu direito.

Nos quatro cenários hipotéticos, é possível encontrar situações que poderiam afetar qualquer consumidor online europeu: desde a compra de viagens que, de um momento para o outro exige um pagamento adicional imprevisto, à uma mudança de banco em que a entidade bancária anterior se “esqueceu” de fechar a conta. As questões da publicidade honesta, das devoluções em 14 dias estiveram também em destaque nas temáticas desenvolvidas pela iniciativa da União Europeia.

Além da sensibilização para os seus direitos, o espaço YourEUright deu também a conhecer que os cidadãos têm o apoio não só de organizações de defesa dos direitos dos consumidores, mas também o da Comissão Europeia e até do Tribunal Europeu, tal como explicou Ana Paula Rodrigues, jurista da DECO PROTESTE, ao SAPO TEK. A responsável esteve presente no Escape Room para elucidar os jovens em matéria de resolução dos cenários apresentados.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, os jovens começam cada vez mais cedo a fazer compras online, motivo pelo qual acresce a importância de iniciativas que os informem acerca de práticas seguras. “Nós temos aqui camadas muito jovens, de muitas escolas em que os professores também vêm, e tem sido muito interessante confirmarmos, depois da «brincadeira» e do jogo no Escape Room que eles saem daqui a saber os principais que têm e que a missão está a ser cumprida”, indicou ao SAPO TEK.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.