A Nokia continua em trajetória descente e desta vez perdeu o primeiro lugar como marca que mais tráfego móvel gera junto dos utilizadores. E quem tomou a posição da empresa finlandesa? Os suspeitos do costume: a Apple passa a ser líder no consumo de Internet em telemóveis e é seguida pela Samsung na segunda posição.

O tombo de dois lugares da Nokia resulta na perda de quase 15% no tráfego móvel entre janeiro de 2012 e janeiro deste ano. Atualmente a fabricante nórdica é responsável por 22,15% do consumo de Internet a partir de telemóveis e smartphones quando há um ano a quota era de 37,67%.

A Apple é a marca que lidera os consumos de Internet em dispositivos móveis mas também perdeu cerca de 3% de quota de mercado no espaço de um ano, situando-se nos 28,67%.

Talvez por esta razão é que o presidente executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, considera que a liderança da marca da maçã tem um sabor agridoce: "São boas e más notícias para a Apple. A Apple conseguiu o primeiro lugar apesar de ter perdido quota de mercado. A troca de posições só aconteceu devido ao declínio da Nokia".

Das três empresas referidas no relatório a Samsung foi a única que viu a taxa de utilização de Internet aumentar nos seus clientes, mais 7,85% do que em janeiro de 2012, totalizando 22,69% no primeiro mês deste ano.

Os dados são ainda mais perceptíveis tendo em conta as estatísticas dos últimos trimestres referentes às vendas de telemóveis. Enquanto a Apple e a Samsung continuam a aumentar as vendas, a Nokia tem vindo a perder lentamente quota de mercado, o que por sua vez vai-se repercutir no consumo de Internet móvel.

O estudo da Statcounter considerou como dispositivos válidos para o estudo o iPhone e o iPod, mas não considerou o iPad. Todos os outros dispositivos que cabem num bolso e sejam táteis ou tenham um teclado foram monitorizados num universo de análise que envolveu mais de três milhões de sites.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.