A Nokia continua em trajetória descente e desta vez perdeu o primeiro lugar como marca que mais tráfego móvel gera junto dos utilizadores. E quem tomou a posição da empresa finlandesa? Os suspeitos do costume: a Apple passa a ser líder no consumo de Internet em telemóveis e é seguida pela Samsung na segunda posição.

O tombo de dois lugares da Nokia resulta na perda de quase 15% no tráfego móvel entre janeiro de 2012 e janeiro deste ano. Atualmente a fabricante nórdica é responsável por 22,15% do consumo de Internet a partir de telemóveis e smartphones quando há um ano a quota era de 37,67%.

A Apple é a marca que lidera os consumos de Internet em dispositivos móveis mas também perdeu cerca de 3% de quota de mercado no espaço de um ano, situando-se nos 28,67%.

Talvez por esta razão é que o presidente executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, considera que a liderança da marca da maçã tem um sabor agridoce: "São boas e más notícias para a Apple. A Apple conseguiu o primeiro lugar apesar de ter perdido quota de mercado. A troca de posições só aconteceu devido ao declínio da Nokia".

Das três empresas referidas no relatório a Samsung foi a única que viu a taxa de utilização de Internet aumentar nos seus clientes, mais 7,85% do que em janeiro de 2012, totalizando 22,69% no primeiro mês deste ano.

Os dados são ainda mais perceptíveis tendo em conta as estatísticas dos últimos trimestres referentes às vendas de telemóveis. Enquanto a Apple e a Samsung continuam a aumentar as vendas, a Nokia tem vindo a perder lentamente quota de mercado, o que por sua vez vai-se repercutir no consumo de Internet móvel.

O estudo da Statcounter considerou como dispositivos válidos para o estudo o iPhone e o iPod, mas não considerou o iPad. Todos os outros dispositivos que cabem num bolso e sejam táteis ou tenham um teclado foram monitorizados num universo de análise que envolveu mais de três milhões de sites.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico