Quinze de Setembro é a data apontada para a estreia da rede social Diaspora, criada por um grupo de estudantes de informática norte-americanos, em reacção à polémica associada à falta de privacidade oferecida pelo gigante Facebook.

Trata-se de um projecto open source (de código aberto) que coloca principal enfoque nas questões da privacidade dos utilizadores, prometendo dotar os utilizadores de formas claras e intuitivas de controlarem os seus conteúdos e decidirem "aquilo que querem partilhar com os colegas de trabalho ou com os amigos com quem vão para os copos", lê-se numa mensagem no blog oficial.

O código que resulta do trabalho levado a cabo pela equipa de alunos da universidade de Nova Iorque, durante o Verão, será agora divulgado, anunciaram, sem que sejam ainda conhecidos muitos pormenores sobre as funcionalidades a incluir no novo serviço.

Autenticação através de Open ID, possibilidade de efectuar chamadas de Voz sobre IP (voIP) e troca de mensagens instantâneas são algumas das ideias que os responsáveis identificaram como estando "às voltas" nas suas cabeças.

A iniciativa foi possível graças ao trabalho do grupo de estudantes de programação e aos 200 mil dólares que conseguiram angariar através de um sistema de micro-financiamento, em que cada interessado em ajudar podia colaborar com pequenas quantias.