Um especialista em cibersegurança descobriu novas bases de dados com mais de 419 milhões de registos pertencentes a contas de Facebook. Os registos contêm números de telefone, IDs de Facebook, nomes, género e país. O autor da base não é conhecido.

Neste conjunto são visados 133 milhões de utilizadores norte-americanos, 18 milhões de britânicos e pelo menos 50 milhões de vietnamitas. O investigador, Sanyam Jain, deparou-se com a base de dados num servidor que se encontrava exposto, sem password.

Ao Engadget, um representante do Facebook disse ter confirmado que a base de dados é "antiga" e que os dados parecem ter sido recolhidos "antes de a rede social ter eliminado a possibilidade de se encontrar uma conta através do seu número de telefone". "A base foi eliminada e não encontrámos quaisquer indícios de existirem contas de Facebook com a sua segurança comprometida", rematou.

Cambridge Analytica teve acesso aos dados há mais tempo do que o revelado e o Facebook "sabia"
Cambridge Analytica teve acesso aos dados há mais tempo do que o revelado e o Facebook "sabia"
Ver artigo

Apesar de acreditar não existirem utilizadores comprometidos, a verdade é que as pessoas tendem a manter um contacto telefónico durante muito tempo, pelo que a associação de um número a um nome próprio pode trazer algumas complicações para essa mesma pessoa, como é o caso das chamadas de spam e da clonagem de cartões SIM.

Recorde-se que o Facebook enfrentou vários problemas relacionados com a falta de privacidade dos seus utilizadores ao longo dos últimos anos, tal como é exemplo o caso Cambridge Analytica, que resultou numa multa de 5 mil milhões de dólares para a gigante norte-americana.

Dando continuidade à política de reforço de privacidade que tem vindo a promover, a equipa de MArk Zuckerberg lançou no final de agosto a nova ferramenta “Off-Facebook Activity”, com o objetivo de disponibilizar aos utilizadores "uma nova forma de verem e controlarem as suas atividades fora da rede social", explicava-se na altura.