No ano em que comemora o seu 20º aniversário, a entidade que faz a Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (GDA) quer resolver vários assuntos que estão por terminar há alguns anos. E o renovado Portal para o Artista apresenta-se como a primeira de muitas etapas.



Este portal vai funcionar como um “e-fatura” dos artistas, onde os mesmos terão perfis próprios e no qual poderão acompanhar a distribuição dos direitos de autor feita pela GDA, assim como a parte das coletas que lhe dizem respeito. Desta forma a associação acredita estar a contribuir para uma maior transparência, algo que é positivo para a entidade, para os artistas e para o grande público no geral.



Isto porque os relatórios de contas de atividade da GDA vão também ficar disponíveis no novo portal, que estará à responsabilidade da tecnológica portuguesa Outsystems. De acordo com o diretor de sistemas de informação e distribuição da GDA, António Moreira, o novo projeto implica um investimento de 500 mil euros num prazo de três anos.



Mas para o vice-presidente da GDA, Luís Sampaio, o investimento recupera-se de forma rápida devido à agilização de processos que vai permitir.



Qual a audiência, quais os artistas envolvidos, qual a forma de chegar aos artistas, juntar artistas de diferentes áreas.. tudo pequenos pormenores, mas que obrigavam a um grande trabalho manual de parte a parte.



“Precisamos da plataforma para transformarmos os processos lentos”, salientou Luís Sampaio durante uma conferência de imprensa. “Era urgente chegarmos aqui, aproximar-nos dos artistas”, salientou o dirigente.



O novo Portal para o Artista - que estará integrado na página online da GDA - vai também permitir uma melhor integração com as plataformas internacionais das congéneres da GDA, o que permitirá à associação aderir de forma mais célere a novos acordos além-fronteiras.

Rui da Rocha Ferreira