O jogo online é cada vez mais uma indústria lucrativa. E para diferentes fações. Em Portugal 26% dos internautas diz jogar regularmente, num valor que aumenta para 39% entre os 25 e 34 anos e 32% entre os 35 e 44 anos.

Passwords: são muitos aqueles que não as guardam em segurança
Passwords: são muitos aqueles que não as guardam em segurança
Ver artigo

O número crescente de utilizadores de plataformas como Steam, PlayStation Network e Xbox Live, que em todo o mundo já deverá estar entre os 2,2 e os 2,6 mil milhões, também torna o mercado apetecível para os hackers, que tentam com os seus ataques obter acesso a informações como palavras-passe e dados bancários.

Quando são bem-sucedidos, os ataques podem ter graves consequências para as vítimas, alerta a Kaspersky Labs, como por exemplo a exposição dos seus dados pessoais, perder o acesso aos seus jogos favoritos (quer temporária quer permanentemente), ao seu perfil de jogo e, até mesmo, ao dinheiro que eventualmente investiram.

A empresa de segurança informática indica que, dos utilizadores que já enfrentaram uma tentativa ou um ataque bem-sucedido a uma das suas contas online, 14% identificaram a sua conta de jogo como alvo principal do ataque. De acordo com o estudo, 38% destas vítimas não conseguem restaurar rapidamente os detalhes das suas contas de jogo quando perdidas.

O smartphone um dos dispositivos de preferência para jogar online e, apesar de não ser totalmente seguro, 18% das pessoas utiliza o Wi-Fi público para aceder às suas contas de jogo. São 49% dos portugueses que admitem não ter qualquer precaução de segurança adicional quando usam redes públicas, “o que os expõe a grandes riscos de segurança”. Este perigo aumenta quando apenas 6% dos inquiridos elege a sua conta de jogo como uma das três que necessita de uma palavra-passe mais forte.

“Além disso, como muitos perfis online estão hoje conectados, as vítimas poderão facilmente acabar por perder o acesso a diferentes contas, como o email ou as redes sociais, importantes por múltiplas razões”.

Enquanto este pode ser um risco emocional para jogadores amadores, jogadores profissionais correm riscos ainda maiores, podendo perder o acesso ao seu rendimento, sublinha a Kaspersky Labs.