O fenómeno do TikTok continua a ser isso mesmo, um fenómeno, e os números de 2021 continuam a revelá-lo. Novas estatísticas de um serviço da empresa de soluções de segurança Cloudflare mostram que, desde agosto, o site é o mais popular em todo o mundo, destronando o Google.

Ao longo do ano a tendência foi-se confirmando. Foi em fevereiro que o domínio se revelou pela primeira vez o mais popular da internet, em março voltou a sê-lo mais alguns dias, bem como em maio. Em agosto acabou por assumir a liderança do ranking de domínios mais populares do Cloudfare Radar e até ao final do ano manteve-a quase todos os dias, com algumas exceções para dias em que o motor de busca da Google conseguiu retomar o topo da tabela.

Clique nas imagens para mais detalhes

Os dados da Sensor Tower já tinham mostrado outras vertentes do enorme sucesso que a aplicação continua a registar, provavelmente também impulsionada pelo aumento da procura de conteúdos de entretenimento, associada aos vários momentos de confinamento e limitações à mobilidade que a população um pouco por todo o mundo vai vivendo nos últimos dois anos.

Segundo esses dados, a aplicação do TikTok liderou também este ano em número de downloads. Desde julho foi descarregada mais de três mil milhões de vezes e conta agora com cerca de dois mil milhões de utilizadores ativos.

No que se refere à rentabilidade, os números também são grandes e voltam a fazer da aplicação da chinesa Bytedance, aquela que mais faturou em 2021. Entre janeiro e novembro, a aplicação rendeu 2 mil milhões de dólares e até final do ano deve chegar aos 2,8 mil milhões. Desde que existe, estima também a Sensor Tower, já faturou mais de 3 mil milhões de dólares.

Clique nas imagens para mais detalhes

O TikTok, que na China é Douyin, foi lançado naquele país em 2016 e chegou ao Ocidente em 2018, depois da fusão com outra plataforma social, o Musical.ly.

TikTok atinge mil milhões de utilizadores ativos, mas quer ganhar mais dinheiro com anúncios de publicidade
TikTok atinge mil milhões de utilizadores ativos, mas quer ganhar mais dinheiro com anúncios de publicidade
Ver artigo

Tem enfrentado um escrutínio apertado das autoridades nos Estados Unidos e na Europa e garantido por diversas vezes que não tem ligações ao Governo chinês e que não aceitaria pedidos de partilha de dados pessoais com as autoridades do seu país. Enquanto a política faz política, a app foi-se afirmando e adaptando às exigências dos reguladores e o sucesso continua a aumentar.

As tendências que se afirmam no TikTok afirmam-se muitas vezes em toda a internet, como mostra o sucesso mundial de uma receita básica de massa com queijo feta e tomate. Partilhada pela primeira vez no TikTok, tornou-se viral, deu origem a milhares de vídeos de pessoas que a replicam ou reiventam. Somando tudo isto, a receita acabou por tornar-se a pesquisa mais popular do Google em 2021, no que se refere à culinária.

A popularidade da comida e das receitas na plataforma vai aliás dar o mote para, já no início do ano, o TikTok em parceria com a empresa que gere os restaurantes Planet Hollywood e outros, montarem um novo serviço.

O TikTok Kitchen vai preparar as receitas mais populares da plataforma e permitir aos utilizadores que as comprem e recebam em casa. O projeto arrancará com parcerias com 300 cozinhas mas quer chegar ao milhar ainda este ano.