Dados recentes divulgados pela Polícia Judiciária Portuguesa revelam que o número de queixas por dia aumentou exponencialmente desde 2010, com base em casos de compras online fraudulentas e de roubo de dados privados. Na primeira metade deste ano, por exemplo, foram 4.834 as reclamações apresentadas, quase o dobro do registado há seis anos durante o ano inteiro.

A tendência vai de encontro ao observado pelos especialistas da Kaspersky Lab em todo o mundo, e nomeadamente acentua-se na altura do ano que se aproxima, alerta a empresa.

Em 2014 e 2015, a Kaspersky Lab notou um aumento de 9% na quantidade de páginas de phishing que roubaram dados de cartões de crédito durante o 4º trimestre em comparação com a restante média para o ano.

O resultado de ataques de phishing financeiro em todo o ano de 2014 foi de 28,73%, enquanto o resultado do último trimestre foi de 38,49%. Já em 2015, 34,33% de todos os ataques de phishing são de origem financeira, enquanto nos últimos meses esse tipo de ataque foi de 43,38%. 

“Em 2014, conduzimos algumas investigações sobre como o cenário das ameaças de phishing durante e época de Natal se comporta, e descobrimos que o número de ataques com alvos específicos – sistemas de pagamento e redes de vendas famosas – aumentou durante o período da Black Friday e da Ciber Monday”, refere Alfonso Ramírez, diretor geral da Kaspersky Lab Iberia numa nota enviada à imprensa.”Em 2015, a situação repetiu-se e isso faz-nos pensar que em 2016 acontecerá novamente. Nesse sentido, incentivamos os utilizadores a serem o mais cautelosos possíveis quando realizarem compras online nesta época”, aconselha.