O tech4COVID19 está a reunir esforços para criar soluções tecnológicas num momento em que a pandemia de Coronavírus afeta toda a sociedade. Para ajudar os profissionais de saúde que não queiram arriscar contagiar os seus familiares ou que se encontrem deslocados de casa, o movimento lançou a plataforma Rooms Against COVID-19, o qual conta com mais de mil quartos disponíveis. Até à data, já foram realizados 400 pedidos de alojamento e 130 pessoas já utilizam o serviço.

A Rooms Against COVID-19 foi criada em parceria com a GuestCentric e HiJiffy. A ideia por trás da plataforma surgiu após um grupo de trabalho com cerca de 100 pessoas ter identificado a necessidade e ter recolhido uma lista de hotéis e unidades de alojamento local para disponibilizarem quartos para os profissionais de saúde sem custos adicionais.

tech4COVID19: As tecnológicas portuguesas estão unidas para criar soluções tecnológicas contra a COVID-19
tech4COVID19: As tecnológicas portuguesas estão unidas para criar soluções tecnológicas contra a COVID-19
Ver artigo

“Para dar resposta à crise atual, temos visto um empenho de todos os profissionais de saúde. De forma a assegurar o seu bem-estar e a segurança de todos os que os rodeiam, é necessário dar-lhes alternativas de alojamento e libertá-los de burocracias ou encargos”, defende Mário Mouraz, coordenador do projeto. “Queremos, com esta plataforma, aproveitar um dos pontos fortes de Portugal - o turismo -, que impulsionou a criação e oferta de novos alojamentos, e pô-los ao serviço do país”, elucida em comunicado à imprensa.

A iniciativa conta com o apoio do Turismo de Portugal, o qual disponibilizou um fundo de 250 mil euros para apoiar, através das associações do setor, os proprietários de alojamentos e hotéis com os custos de eletricidade, água, gás e limpeza.

De acordo com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, a iniciativa “traduz a solidariedade que a população manifesta àqueles que todos os dias trabalham na linha da frente desta batalha, sendo por isso muito importante pormos todos os recursos possíveis ao dispor da mesma”. “O nosso desejo é, por isso, que muitos mais, públicos e privados, se juntem, neste momento, a esta causa”, afirma o responsável.

À Rooms Against COVID-19 juntam-se a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP)e o Click2Portugal, os quais vão estabelecer uma ponte com hotéis que não estejam disponíveis na plataforma. A Associação de Alojamentos do Alojamento Local em Portugal (ALEP) também está presente e estará a cargo da gestão dos alojamentos locais da iniciativa e de um grupo de Facebook criado para a causa.

Todos os profissionais de saúde que estejam à procura de um local para permanecer durante a crise, poderão efetuar a reserva diretamente na Rooms Against COVID-19 ou contactar os voluntários do projeto através da página de Facebook. Já os responsáveis de alojamentos locais que se queiram juntar ao movimento deverão preencher um formulário específico, sendo que todos os hotéis que queiram participar deverão contactar a AHP ou preencher a documentação necessária.