Como o TeK já tinha dado a conhecer, o UberPool esteve a funcionar na capital portuguesa durante as primeiras semanas deste mês e as conclusões que se retiraram deste teste foram significativamente positivas.

De acordo com informações oficiais, este serviço tem na sua base a partilha de viagens e, por isso mesmo, permitiu aos utilizadores poupar 25% nos gastos com a deslocação, comparativamente ao UberX, um serviço que permite agendar viagens com uma antecedência de 15 minutos a 30 dias.

Além disso, resultou na redução de 4,3 toneladas de dióxido de carbono produzido em Lisboa, o que não teria sido possível se cada pessoa tivesse utilizado o seu próprio veículo.

O período de teste do UberPool coincidiu com o Web Summit, o maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa, que decorreu de 7 a 10 deste mês no Parque das Nações.

Durante estes dias, pessoas de 57 nacionalidades diferentes recorreram a este serviço da Uber para se deslocar por Lisboa.

A Uber diz que o Pool é uma forma de reduzir a intensidade do tráfego na cidade e cortar no volume de gases com efeito de estufa produzidos diariamente, sublinhando que esta é ambém uma forma mais económica de viajar.

O serviço, segundo dados oficiais, opera em 33 cidades e, entre janeiro e julho deste ano, já foi responsável pela diminuição do consumo de combustível em mais de 23 milhões de litros. Consequentemente, foram produzidos menos 55 mil toneladas de dióxido de carbono nas regiões onde está disponível.

O TeK questinou a Uber sobre a continuidade da operação do UberPool em Lisboa e sobre os planos de expansão do serviço a outras cidades portuguesas. Contudo, até à hora de publicação deste artigo não obteve quaisquer respostas.