
A indústria dos conteúdos e a comunidade online têm de chegar a um consenso e trabalharem juntas na criação de um sistema que proteja a propriedade intelectual sem que isso prejudique a liberdade de expressão nem a integridade da Internet, defendeu Barak Obama.
O presidente dos Estados Unidos respondia a uma entrevista virtual feita com recurso ao Hangouts do Google+ em que uma das perguntas (selecionadas entre milhares e votadas pelos internautas) se referia ao tema.
"Na minha opinião, os dois lados têm de juntar-se e trabalhar num sistema conjunto que proteja os direitos de autor, preservando a arquitetura-base que transformou a Internet naquilo que é hoje", respondeu Obama.
É conhecido que a Administração Obama acabou por dar um forte "golpe" nas polémicas SOPA e PIPA ao defender, publicamente, uma solução mais moderada para lutar contra a pirataria online e dando a entender que vetaria os textos caso estes se mantivessem sem alteração.
As propostas de lei que tanta controvérsia geraram entre as fações pró e contra acabaram por ser postas de lado, não devendo ser aprovadas durante a atual legislatura.
Relativamente às propostas legislativas em causa, Obama referiu, a partir do minuto 40 da entrevista publicada no YouTube, que os Estados Unidos podem proteger a propriedade intelectual de uma forma que não afete a integridade fundamental da Internet como sistema aberto e transparente, como iria acontecer caso a SOPA e a PIPA avançassem.
"De momento estamos a usar as leis atuais para fazer respeitar os direitos de propriedade intelectual. Acabámos de anunciar uma das maiores ações a nível internacional contra pirataria online", notou referindo-se ao encerramento do Megaupload e detenção dos seus responsáveis.
Casa Branca à procura de novo "chefe" para a tecnologia
Entretanto um dos protagonistas da Administração Obama para a área das tecnologias renunciou ao cargo de CTO. Aneesh Chopra deixa um "legado" considerável, como a modernização dos registos governamentais ou a expansão da banda larga às zonas rurais.
Aneesh Chopra, que fazia equipa com Victoria Espinel e Howard Schmidt, foi igualmente um dos protagonistas na oposição às propostas de lei antipirataria SOPA e PIPA.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários