
A organização não governamental Terra de Homens decidiu criar um perfil falso na Internet com o objetivo de chamar a atenção para os perigos da Internet. Sweetie, uma menina filipina de 10 anos, foi inventada na Internet e colocada numa plataforma onde era dada a promessa de publicação de vídeos da criança a praticar atos sexuais.
Mais de 20 mil indivíduos mostraram interesse em pagar para ter acesso aos conteúdos. Os números são alarmantes na perspetiva da ONG holandesa. A Terra de Homens terá ainda conseguido identificar cerca de mil pessoas, cujos dados foram passados à Interpol como sendo suspeitos de atividades ilícitas, entre as quais a pedofilia.
Através das conversações foi possível reter identificações de serviços de conversação online e perfis de redes sociais.
Albert Jaap van Santbrink, diretor da organização, considera que existem cenários onde em vez de crianças virtuais são mesmo crianças verdadeiras as vítimas de esquemas de gangues internacionais. A pornografia infantil é um indústria de muitos milhões de dólares, considera o holandês citado pela imprensa internacional.
Em dez semanas a equipa recebeu contactos de homens de 71 países, sendo que as nações com mais predadores ativos foram o Reino Unido, os EUA, o Canadá, a Holanda, a Turquia e a Itália.
Apesar dos resultados conseguidos e da cobertura mediática que o caso está a ter, um porta-voz da Europol mostrou algumas reservas relativamente à atividade realizada pela ONG, dizendo que uma forma tão intrusiva de investigação deve apenas ser usada pelas entidades competentes.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários