Desde 4 de maio que o país, agora em Estado de Calamidade, está a retomar, aos poucos, a atividade económica. Para ajudar os portugueses a saberem quais os estabelecimentos que se encontram abertos, a plataforma Open4Business reúne informação verificada, numa iniciativa da Secretaria de Estado para a Transição Digital e a VOST Portugal. Até ao momento encontram-se identificadas perto de 900 lojas, numa plataforma que permite aos utilizadores registarem o seu negócio.

Na nota à comunicação social, o Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, explica que os cidadãos têm agora acesso a informação certificada por voluntários da VOST Portugal, a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência. Os dados são relativos a negócios localizados em Portugal Continental e nas regiões autónomas, sendo também disponível consultar os horários de funcionamento de cada loja.

Open4Business

A plataforma permite que os utilizadores registem os seus estabelecimentos, independentemente do setor ou da dimensão, bem como o período em que se encontram abertos. O acesso aos serviços pode ser feito através de um mapa ou de uma lista.

Até ao momento Lisboa e Porto são os distritos com o maior número de estabelecimentos abertos registados na plataforma, com, respetivamente, 220 e 302 serviços identificados. Já nas ilhas a situação é bastante diferente, apenas contabilizando 44 lojas no total.

Desde que a pandemia de COVID-19 é uma realidade em Portugal têm sido várias as iniciativas para ajudar no combate à doença, uma capacidade de inovação e mobilização já destacado por isso mesmo pela OCDE. Uma delas é o portal do Governo Estamos On, lançado em meados de março, onde este novo site se encontra integrado, numa iniciativa no âmbito do Gabinete de Resposta Digital à COVID-19, coordenado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.