O TikTok continua a ser escrutinado nos Estados Unidos pelas preocupações levantadas relacionadas com a segurança nacional. A rede social já foi mesmo proibida no Estado do Montana, levando a empresa a avançar esta segunda-feira, dia 22, com uma ação em tribunal defendendo que a proibição é “inconstitucional” e “sem precedentes”. É referido que a lei estatal violou a primeira emenda da Constituição do país que protege o uso da liberdade de expressão. Anteriormente, criadores de conteúdo para a rede social do Montana também tinham imposto uma ação em tribunal relacionado com a proibição.

A ByteDance, dona do TikTok, pretende continuar a trabalhar com os reguladores dos Estados Unidos para aliviar as preocupações de segurança. A mais recente medida é a entrega da monitorização dos dados dos utilizadores do país que entram e saem dos servidores da rede social à Oracle. A empresa tecnológica vai ter acesso total ao seu código-fonte, o algoritmo e o material de moderação de conteúdo, avança a Bloomberg.

Estado do Montana baniu o TikTok. Telegram, WeChat e Temu não podem ser instalados em equipamentos do Governo
Estado do Montana baniu o TikTok. Telegram, WeChat e Temu não podem ser instalados em equipamentos do Governo
Ver artigo

A medida faz parte do Project Texas que tinha sido anunciado em 2022, como parte dos esforços de aumentar a segurança dos utilizadores da rede social nos Estados Unidos. A Oracle vai monitorizar os pontos de controlo em que os dados entram e saem do ambiente seguro. Os dados passam a ser dessa forma revistos pela tecnológica dos Estados Unidos para verificar os riscos de segurança.

A ByteDance disse que muitos dos grandes componentes do Project Texas já estão operacionais, estando previsto a introdução de mais partes da iniciativa nas próximas semanas e meses. “O TikTok e a Oracle continuam a trabalhar para encontrar uma solução para o Governo dos Estados Unidos. As nossas equipas têm trabalhado juntas em todo o software do TikTok que a Oracle vai inspecionar e monitorizar continuamente, enquanto se garante que os utilizadores dos Estados Unidos tenham uma experiência ininterrupta”.