Entre os 237 candidatos ao Prémio Nobel da Paz deste ano estão também as três personalidades a quem é atribuída a "paternidade" da Internet, Larry Roberts, Vint Cerf e Tim Berners-Lee.

Os rumores já eram conhecidos mas, desta feita, a confirmação partiu do director do Instituto Nobel, Geii Lundestad, que afirmou que foi batido o recorde alcançado em 2009 (205 candidatos), com 237 nomeados este ano, dos quais 38 são organizações, avançam vários meios de comunicação internacionais.

Licenciado pela Universidade de Oxford, em 1989, o britânico Tim Berners-Lee criou a World Wide Web (www) em 1989, quando trabalhava num laboratório de física, em Genebra (Suíça).

Lawrence G. Roberts - mais conhecido como Larry Roberts - foi responsável pelo design, pela iniciação, planeamento e desenvolvimento da Arpanet, a primeira rede de computadores ligados entre si, cuja evolução é hoje conhecida como Internet.

Vinton Cerf trabalhou na Arpanet do Pentágono enquanto frequentava a UCLA, no final dos anos 60, e, juntamente com o seu colega Robert Khan, inventou o protocolo de comunicação TCP/IP que faz até hoje as vezes de uma linguagem comum dos sistemas informáticos do mundo.

Depois de várias distinções internacionais, Tim Berners, Larry Roberts e Vint Cerf concorrem este ano ao Nobel da Paz, ao lado de organizações não governamentais, dissidentes, a Estação Espacial Internacional ou até mesmo a União Europeia.

O ano passado o galardão foi atribuído ao recém-eleito, mas popular, presidente norte-americano Barack Obama, o que para os responsáveis poderá ter ajudado a aumentar a visibilidade e número de nomeados em 2010.

Nota de Redacção: A notícia foi alterada relativamente à localização do laboratório onde trabalhava Tim Berners-Lee.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.