A PayPal prepara-se para lançar novos produtos baseados em inteligência artificial, associados ao seu sistema de pagamento eletrónico. As novidades vão trazer mais personalização para os clientes finais e mais oportunidades de vendas para os comerciantes.

Já disponível está outra novidade, revelada esta quinta-feira. Chama-se Fastlane e nos testes realizados pela empresa, antes do lançamento, permitiu acelerar os processos de checkout em 40%, porque reduz esta fase do processo a um único clique, diz a PayPal.

A plataforma que usa IA vai ficar acessível mais à frente no ano e permitirá aos comerciantes chegar a novos clientes, tendo em conta o seu histórico de compras. Para alimentar este serviço, a PayPal conta com os dados dos 500 mil milhões de dólares em transações que processa a nível global.

A empresa vai também permitir que comerciantes criem recibos personalizados, incluindo sugestões de compras à medida das preferência de cada cliente e recompensas para cada compra, com um crédito para próximas aquisições (cashback). Estas novidades vão tirar partido da mesma plataforma de IA.

As novidades foram divulgadas pelo novo CEO da empresa, que assumiu o cargo em setembro do ano passado e que está no centro das atenções dos investidores, depois das ações da companhia terem perdido 22% do seu valor no último ano. Alex Chriss veio da empresa de software Intuit e espera-se que consiga pôr no terreno uma nova estratégia de crescimento para a PayPal. Na comunicação desta quinta-feira, o responsável explicou que o ano de 2024 vai ser um ano de transição para a PayPal, deixando a promessa de que a empresa está a trabalhar em novas formas de expandir a receita.

“Os dados que temos, a nossa capacidade atual de ver o que as pessoas compram e de saber a quem os comerciantes tentam chegar são as áreas onde acredito que a IA é uma grande oportunidade para nós”, referiu o responsável numa entrevista à Reuters.