Ao longo do ano passado, o número de consumidores norte-americanos vítimas de fraude online diminuiu. Mesmo assim, o conjunto daqueles que foram alvo deste tipo de crime somou perdas de 239 milhões de dólares, um valor bastante acima dos 198 milhões de dólares registados nem 2006.
Estes números foram publicados pelo FBI, que contabilizou perto de 207 mil queixas por fraude na Internet, com cada vítima a perder em média 680 dólares. Apesar do número de casos ser inferior aos registados nos dois anos anteriores, as autoridades indicam que acaba por demonstrar como os planos de ataque online estão mais especializados e bem direccionados.
De acordo com a informação publicada, a forma mais comum de agarrar uma vítima é através de mensagens de spam, que acabam por ser a fonte de 75 por cento das fraudes na Internet.
O FBI refere ainda que os casos de crime mais frequentes estavam relacionados com casos de leilões fraudulentos (35,7 por cento) e 24,9 por cento com compra de produtos que acabaram por nunca ser entregues.
Notícias Relacionadas:
2008-03-26 - Direcção-Geral do Consumidor alerta utilizadores para fraudes na Internet
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários