
Com alguns a apelidá-lo de "a mais perigosa ameaça ao Android de sempre", o sofisticado spyware tem vindo a ser "apurado" desde a sua primeira versão, em 2014, e neste momento tem capacidade para, entre outras coisas, aceder às mensagens do WhatsApp.
Com múltiplas camadas que proporcionam aos hackers um controlo total do equipamento, o Skygofree também permite escutar as conversas à sua volta e alertar quando um dispositivo infetado entra numa localização específica, uma combinação de capacidades nunca antes vista, segundo os investigadores da Kaspersky Lab.
Além de ligar o dispositivo a redes Wi-Fi controladas pelos hackers, o malware inclui vários exploits de acesso à raiz que permitem tirar fotografias e gravar vídeos, apagar os registos de chamadas, mensagens, localização, eventos do calendário e informações associadas a empresas armazenados na memória do dispositivo.
A aplicação maliciosa terá sido desenvolvida por uma empresa italiana que “oferece soluções de vigilância” e foi criada para “poder espiar exaustivamente os seus alvos sem levantar suspeitas”, tratando-se de uma das ferramentas de “spyware mais poderosas que já vimos para esta plataforma”, diz a Kaspersky.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Guia para professores pretende desenvolver competências para combater extremismo violento -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários