A Polícia Judiciária acaba de comunicar a detenção, indicando que o homem foi detido no âmbito de uma investigação tutelada pelo Ministério Público do DIAP de Faro.

Segundo a informação, o suspeito disponibilizava, através das redes sociais, o acesso a conteúdos de cariz sexual/pornográfico e exigia o pagamento através da aplicação MB Way.

Engenharia social e cibercrime: Como é que os hackers se aproveitam dos utilizadores?
Engenharia social e cibercrime: Como é que os hackers se aproveitam dos utilizadores?
Ver artigo

"O desconhecimento do funcionamento daquela aplicação levava a que os ofendidos fornecessem, inadvertidamente, o acesso à sua conta bancária que a partir daquela altura era movimentada pelo suspeito que desta forma se apoderou de várias dezenas de milhar de euros", explica a PJ em comunicado.

Os crimes de  burla informática e nas comunicações e burla qualificada terão sido praticados de forma continuada, nos últimos meses.

A PJ tem vindo a identificar várias burlas utilizando a aplicação MB Way e já fez diversas detenções. Uma das burlas visava operações de aquisição e venda de artigos no OLX mas já este ano as contas apontavam para mais de 2 mil denúncias e prejuizos de 4 milhões de euros.