Falar com os entes queridos que já faleceram através de um chatbot com Inteligência Artificial parece algo saído do mundo da ficção científica, ou então, do episódio “Be right back” da popular série distópica Black Mirror. No entanto, poderá uma patente da Microsoft tornar a ideia numa realidade?

A patente, que toma o nome “Criação de um chatbot conversacional de uma determinada pessoa, dá a conhecer um sistema que acederia a imagens, dados de voz, publicações nas redes sociais e mensagens eletrónicas, criando uma compilação de informações centradas em torno da personalidade de alguém.

De acordo com o documento, imagens ou vídeos da pessoa em questão poderiam ser utilizados para criar um modelo 3D, conferindo um maior realismo. A patente sugere mesmo que a tecnologia pode ser usada para “corresponder a uma entidade presente ou do passado”.

A patente foi originalmente submetida pela Microsoft em 2017, sendo publicada pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em dezembro de 2020. A tecnologia que é detalhada no documento levou também vários internautas a partirem para as redes sociais para discutirem a ideia.

Contudo, desde 2017 até hoje os planos da Microsoft mudaram: que o diga Tim O'Brien, responsável pelo departamento de programas de IA da empresa.

Através do Twitter, O'Brien confirmou que a Microsoft não tem planos para criar o que está descrito na patente. Mas, uma coisa é certa para o responsável: se algum dia se tornasse num dos argumentistas de Black Mirror, o website do USPTO seria certamente um local repleto de ideias para histórias.