O alegado proprietário do site KickassTorrents foi detido durante a madrugada desta quinta-feira em território polaco, fazendo com que o portal em causa – referência entre as plataformas online de partilha de conteúdos "pirateados" – esteja de momento indisponível.

Artem Vaulin, um homem ucraniano de 30 anos, foi capturado na Polónia durante uma operação conjunta e orquestrada entre as polícias polacas e norte-americanas. O suspeito é acusado pelo governo norte-americano de violar direitos de autor e conspirar contra o país através de esquemas de lavagem de dinheiro.

Os Estados Unidos pedem agora a extradição de Vaulin para o seu país, para que possam dar seguimento a um processo judicial que justificam com o facto de um dos servidores do KickassTorrents estar sediado na cidade de Chicago.

Em comunicado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos escreve que o site é responsável pelo "roubo de mais de mil milhões de dólares à indústria norte-americana de entretenimento".

Esta é uma das plataformas mais utilizadas no que à distribuição de torrents diz repeito, com quase 50 milhões de visitantes por mês, ultrapassando, inclusive, o mundialmente famoso The Pirate Bay.