Está desde hoje disponível o novo Portal do Governo, que vem substituir os antigos sites ministeriais, agregando conteúdos e oferecendo ligação às páginas dos diversos ministérios a partir de um só local. Fica também patente uma forte aposta nos media sociais.

Para além da integração com Facebook e a possibilidade de autenticação com as credenciais da rede social, para partilha de conteúdos, o site introduz os seus próprios mecanismos "sociais".

Exemplo disso é a secção do portal dedicada a criar "Movimentos", que apoiem uma "causa" defendida pelo utilizador.

Para além de ficarem acessíveis no site governamental, onde estão sujeitos a votação, estes Movimentos podem ser partilhados na maior rede social do mundo para ganharem popularidade. O autor do mais votado terá direito a uma audiência com o Primeiro-ministro.

Outra das funcionalidades é o simulador que, alegadamente, permite aos contribuintes saberem quanto pagam de impostos e em que é gasto esse dinheiro. Para usar, é preciso estar munido dos seguintes dados: estado civil, rendimento anual bruto e agregado familiar.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

De acordo com o Executivo, a implementação da novidade vai permitir "poupar milhares de euros" e facilitar o acesso dos cidadãos a notícias e procura de informações sobre os vários ministérios.

Entre as particularidades do portal inclui-se ainda a possibilidade de personalização dos conteúdos apresentados a cada utilizador, explicada no vídeo de apresentação que acompanha o lançamento do site.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes