A muito aguardada PlayStation 5 chegou hoje às lojas na Europa e no resto do mundo, seguindo o lançamento da “rival” Xbox Series X|S e uma primeira estreia em territórios como os Estados Unidos. A chegada fica marcada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que fez com que a Sony esteja com alguns problemas em garantir unidades suficientes para fazer face à elevada procura.

É verdade que ainda é cedo para perceber qual é a consola mais vendida, no entanto, através dos dados do Google Trends é possível obter uma visão geral do interesse que existe em relação às consolas de nova geração.

De acordo com dados de pesquisas feitas no motor de busca da Google a nível mundial nos últimos 30 dias, verifica-se que há mais interesse na PS5 do que na Xbox Series X|S, atingindo um pico no dia 12 de novembro, a primeira data de lançamento da consola da Sony. Já o pico do interesse pela consola da Microsoft atingiu o seu pico no dia 10 de novembro, data em que chegou ao mercado.

No que toca às regiões do mundo com maior interesse na PS5, o Top 3 é liderado pelo Japão. No país, 96% das pesquisas feitas no Google sobre as consolas da nova geração relacionam-se com a PS5.

PlayStation 5 chega às lojas portuguesas. Mas pode não ser para todos
PlayStation 5 chega às lojas portuguesas. Mas pode não ser para todos
Ver artigo

No Irão, que ocupa o segundo lugar, 90% das pesquisas em questão se relacionam com a PS5. A fechar o “pódio” está Portugal, com um valor na ordem dos 86%. Os dados revelam que, por terras lusitanas, os termos mais pesquisados se relacionam com o preço da consola e onde comprá-la, incluindo referências a estabelecimentos como a Worten ou FNAC.

O Top 3 de países mais interessados na Xbox Series X é liderado pelo México, com 48%, seguindo-se o Reino Unido, com 36%, e a Hungria, com 34%. Já o interesse na versão mais “em conta” na nova Xbox mantém-se baixo na maioria dos países, atingindo um máximo de 12% na Hungria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.