Portugueses e espanhóis vão poder aceder ao conjunto de serviços públicos oferecidos via Internet pelo país vizinho. O acordo que permite a "troca" de acessos entre Portugal e Espanha foi formalizado esta terça-feira, prevendo-se que comece a funcionar no final deste mês.

Mediante a parceria os cidadãos portugueses terão acesso online aos serviços da Administração Pública Espanhola, enquanto os cidadãos espanhóis poderão usufruir dos serviços electrónicos promovidos pelo Governo português.

Em comunicado enviado à imprensa, o Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa refere que, "em concreto", e numa primeira fase, "as empresas portugueses que operam na área da construção civil, em Espanha, vão poder registar online, com o Cartão de Cidadão, os seus trabalhadores nos serviços do Ministério do Trabalho e da Imigração".

No sentido contrário, os cidadãos espanhóis vão poder constituir empresas online em Portugal, recorrendo ao Portal da Empresa, através do seu "Documento Nacional de Identificación".

"Esta medida visa contribuir para a promoção do investimento estrangeiro no nosso país, aproximando mais os dois países e criando um melhor ambiente para os negócios e uma vida mais simples para os cidadãos", refere o Gabinete, justificando a parceria.