O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) acaba de partilhar os mapas da progressão das infeções por COVID-19. A maioria da Europa ocidental ainda está pintada a vermelho escuro, a cor que corresponde à existência de mais de 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.

Os piores casos são Portugal, França e Itália que continuam no "alerta vermelho", contrastando com Espanha, cada vez mais cinzento, que representa uma média de testes inferior a 600 por 100 mil habitantes, o que torna um pouco inconclusivo o resultado destas regiões. Na sua zona norte, com fronteira com Portugal está igualmente a vermelho, mas na zona leste os valores baixam para o nível laranja.

Veja na galeria os mapas das infeções:

Esta semana foi anunciado que as máscaras vão continuar a ser obrigatórias em lares, hospitais e transportes públicos. Estas acabam por ser as exceções, uma vez que até ao final do mês os espaços interiores, incluindo escolas, deixam de ser obrigatórias.

O número de novos internados derivado à COVID-19 está a descer, sendo que nesta última quarta-feira não havia nenhum infetado nos cuidados intensivos. A decisão para deixar cair o uso da máscara poderá ser anunciada ainda hoje ou na próxima semana.

No último relatório de situação, correspondente a novos casos entre 5 a 11 de abril, Portugal tinha registado 59.434 novos casos confirmados acumulados a 7 dias. O valor corresponde a menos 2.528 novos casos, com uma incidência de 577 por 100 mil habitantes, numa descida de 4%. O R(t) está neste momento nos 0,94.

COVID-19 continua a diminuir em todo o mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o número de novos casos de COVID-19 registados em todo o mundo diminuiu quase um quarto na semana passada, continuando em declínio desde o final de março.

A agência de saúde da ONU, com sede em Genebra, adianta num relatório semanal que quase 5,59 milhões de casos foram registados entre 11 e 17 de abril, 24% menos do que na semana anterior. O número de mortes recentemente relatadas caiu 21%, para 18.215. A OMS refere que os novos casos diminuíram em todas as regiões, embora apenas 2% nas Américas.

De acordo com a OMS, estas “tendências devem ser interpretadas com cautela, pois vários países estão a mudar progressivamente as suas estratégias relativamente aos testes à COVID-19, resultando em números gerais mais baixos de testes realizados e, consequentemente, números mais baixos de casos detetados”.

Os países com o maior número de casos relatados na semana passada foram a Coreia do Sul com mais de 972.000, França com mais de 827.000 e a Alemanha com mais de 769.000, segundo a OMS.

Quanto à mortalidade, os números mais elevados foram registados nos EUA com 3.076, Rússia com 1.784 e Coreia do Sul com 1.671.

Ao todo, mais de 502 milhões de casos de COVID-19 e quase 6,2 milhões de mortes relacionadas ao coronavírus foram relatados até agora.

Nota de redação: Notícia atualizada com os números divulgados pela OMS, partilhados pela Lusa. Última atualização 10h21.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.