Já se encontra online aquele que clama ser "o maior directório da Internet". O Mapitol, da autoria do português Carlos Zamith, vai agregar "dezenas de milhões de assuntos" e espera transformar-se, em poucos meses, no melhor directório à escala global.

Ainda em versão Beta, o site tem como objectivo facilitar a pesquisa de informação na Web. Funciona como um índice organizado da informação disponível na Internet, nas mais diversas áreas.

Da arte às novas tecnologias passando, por exemplo, por uma secção dedicada às crianças, a informação encontra-se organizada por temas, com uma estrutura em forma de árvore, cada tema pode ter até 26 subtemas e assim sucessivamente.

Segundo o seu criador, este "índice" online destaca-se pela dimensão e organização. A Mapitol Systems, empresa nacional que desenvolve o Mapitol - de "map it all" - pretende transformá-lo "em poucos meses" no "melhor directório na Internet", segundo reporta a Lusa.

"O que este directório tem de especial é a sua grande dimensão, enquanto os directórios que existem têm dezenas de milhares de categorias, nós teremos dezenas de milhões de assuntos", explicou Carlos Zamith, numa apresentação do projecto pelo qual é responsável.

A ideia surgiu da necessidade de encontrar mais rapidamente informações relevantes de forma simples. Carlos Zamith abandonou uma carreira de 20 anos como gestor e auditor de empresas e dedicou-se a criar o Mapitol.

A empresa estima que os custos totais de desenvolvimento do projecto oscilem entre um milhão e meio e dois milhões de euros, sendo o investimento de 200 mil euros numa primeira fase, em que participaram, para além de Carlos Zamith, dois colaboradores e cinco editores.