Cerca de um terço dos portugueses (32%) já fizeram pelo menos uma vez compras online. E 25% fizeram-no nos últimos 12 meses, enquanto 7% assumem não ter realizado qualquer transação pela internet há mais de um ano, de acordo com os dados mais recentes do Observador Cetelem, que também traçam o perfil do cliente-tipo das lojas online como tendo entre 25 e 44 anos.

Um terço dos portugueses já fez compras na internet
Um terço dos portugueses já fez compras na internet
Ver artigo

Numa outra análise, a mesma entidade indica que as viagens continuam a liderar as intenções dos adeptos do comércio eletrónico em Portugal, mas os gadgets tecnológicos estão entre os produtos que mais crescem.

Já as mais recentes estatísticas da Marktest sobre comércio eletrónico, publicadas no início deste ano, davam conta que 4,449 milhões de residentes em Portugal Continental navegaram em lojas online no último trimestre de 2017. O número representava 75,1% dos internautas portugueses. Neste período, foram visitadas 882 milhões de páginas de sites comerciais, uma média de 198 por utilizador.

Numa análise publicada esta semana, a Marktest aponta quais as lojas online mais frequentadas durante junho último, apontando o número de visitantes.

Com 1, 093 milhões de indivíduos de reach, o site da Worten liderou em junho o ranking do netAudience-eCommerce. Já o GearBest obteve um valor muito aproximado, com 1, 091 milhões. Fnac e Continente também superaram o milhão de indivíduos de reach, respetivamente com 1,043 e 1,029.

Já em número de pageviews, a liderança no mês analisado foi do site Aliexpress, que registou 69 milhões. Foi seguido do eBay, com 59 milhões, e do Continente, com perto de 43 milhões.

Em tempo de navegação, o valor mais elevado cabe ao eBay, com 769 mil horas. Aliexpress, com 744 mil horas, e Booking, com 499 mil horas, completaram o Top 3.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.