Os dados são do Online Consumer Payments Analytics, um estudo realizado pela SIBS e pela Datamonitor e mostram várias diferenças entre os hábitos de compra online em Portugal e noutros países. Para começar nos valores despendidos por agregado, que em Portugal ficam muito abaixo do registado noutras geografias europeias. 

O estudo mostra que em Espanha a média se fixa nos 900 euros, relativamente próximo do que acontece em Portugal, mas já em países como a Suécia a soma ascende aos 2.400 euros ou mesmo aos 4.000 euros no Reino Unido, valores apurados para o ano de 2013.  

Aquilo que se compra online também varia entre países. As viagens são uma tendência sem fronteiras, mas os artigos que se seguem no top dos mais vendidos sofre alterações entre geografias. Em Portugal são a roupa e sapatos que surgem na segunda posição, os CDs e DVDs, jogos e livros na posição seguinte e os produtos para a casa logo em seguida. Os bens e serviços na área da saúde e beleza ocupam a 5ª posição da tabela e a alimentação a 6ª.

Em 2014 gastámos 922 milhões de euros a comprar na Internet e fizemos um total de 12,9 milhões de operações, números que traduzem um crescimento, respetivamente de 10,4 e 14,2%. Nos últimos cinco anos o valor das compras online realizadas em Portugal cresceu 1,5 mil milhões de euros, a uma média de 375 milhões de euros por ano.  

Um quarto das compras realizadas (24%) foi feito em lojas portuguesas e 23% no Reino Unido. Espanha e Irlanda são outros países que se destacam nas escolhas dos portugueses.