Os anúncios vão começar a chegar aos resultados de pesquisa no TikTok. A empresa anunciou a chegada de uma nova funcionalidade, concebida para as marcas com presença na rede social, chamada Search Ads Toggle.

À medida que cada vez mais internautas usam o TikTok como uma ferramenta de pesquisa, a empresa defende que há novas oportunidades para as marcas chegarem a mais pessoas e de criarem ligações com elas. Citando dados de um estudo, a tecnológica indica que 58% dos utilizadores do TikTok descobrem novas marcas e produtos através rede social.

Segundo a empresa, o Search Ads Toggle permite que as marcas apresentem os seus anúncios nos resultados de pesquisa. Os anúncios são identificados como conteúdo “Promovido” e surgem em diversos locais desta secção na rede social, tendo em conta a sua relevância, intenção e comportamentos do utilizador.

Para lá do TikTok, o Instagram também começou a apresentar anúncios, com conteúdo patrocinado, nos resultados de pesquisa na rede social, numa funcionalidade que começou a ser implementada a partir de março deste ano.

Os anúncios, que têm um “peso” relevante nas receitas das plataformas, fazem cada vez mais parte da experiência das redes sociais. No entanto, a Meta é uma das tecnológicas que pode estar à procura de alternativas de monetização do Instagram e Facebook.

Pagaria 10 euros por mês para usar o Instagram ou Facebook? Meta pode introduzir alternativa à publicidade personalizada
Pagaria 10 euros por mês para usar o Instagram ou Facebook? Meta pode introduzir alternativa à publicidade personalizada
Ver artigo

Ao que tudo indica, os internautas europeus poderão ter a opção de pagar uma subscrição mensal ou, então, concordar em receber anúncios personalizados.

Os planos da empresa de Mark Zuckerberg preveem cobrar 10 euros por mês para usar a conta do Facebook ou Instagram nas versões desktop, com um custo adicional de 6 euros por cada conta adicional. O preço poderá ser mais elevado para as versões mobile do Instagram e Facebook, rondando os 13 euros mensais.

O TikTok já confirmou recentemente que estava a testar um sistema de subscrição mensal como alternativa à publicidade na plataforma. Neste caso, os utilizadores podem pagar 4,99 dólares para uma experiência de TikTok sem anúncios.