Super Searchers Portugal é o nome do novo programa de promoção da literacia mediática lançado esta quinta-feira. Criado e desenvolvido internacionalmente pela Google, foi adaptado para Portugal pelo projeto MiudosSegurosNa.Net e será implementado pela iniciativa Agarrados à Net.
O objetivo do Super Searchers é promover o desenvolvimento de competências digitais de pesquisa por parte de crianças, jovens e adultos, que os leve a "distinguir com mais facilidade os conteúdos falsos e enganadores dos conteúdos fiáveis e credíveis".
Desenvolvida e implementada até dezembro de 2025, a iniciativa visa formar professores e formadores em todos os distritos do país e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
“A proliferação de conteúdos falsos e enganadores na Internet revela a necessidade de promoção de competências no domínio da literacia mediática, requerendo esforços conjuntos no domínio da educação, juventude e transição digital”, afirmou Tito de Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net, citado em comunicado.
O Super Searchers conta com a Rede de Bibliotecas Escolares como entidade parceira e uma rede de parceiros disseminadores de que fazem parte a Associação Nacional de Diretores de Agrupamento e Escolas Públicas (ANDAEP), a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), a Associação de Professores de Filosofia, a Associação de Professores de Português e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), estando ainda aberto a outras entidades que se queiram associar.
Os potenciais interessados podem obter informações adicionais sobre o programa e acompanhar a sua implementação a partir de supersearchers.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários