A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) iniciou uma campanha que tem como objectivo alertar os mais novos para os perigos existentes na Internet, nomeadamente no que se refere aos contactos estabelecidos online.
O Projecto Dadus foi criado no âmbito de um protocolo assinado no ano passado com o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e é desenvolvido pelo jornalista e escritor António Costa Santos e por uma equipa da comissão.
Esta campanha divide-se em duas frentes, a componente escolar e a extra-escolar. Na primeira é efectuada a disponibilização de conteúdos temáticos aos alunos, enquanto que a segunda conta com um blog no SAPO, que pretende chegar mais perto dos jovens.
No blog, a segurança e protecção dos dados são abordados de forma mais directa e com uma linguagem mais próxima da utilizada pelo target do projecto, os alunos do 2º e 3º ciclo. Para isso, é utilizada a imagem de um menino, o Eduardo (Dadus), que no site levanta dúvidas e partilha as suas experiências através da interacção com o público.
O Projecto Dadus aborda outros riscos relativos à divulgação dos dados pessoais a estranhos embora, como é compreensível numa altura em que o mundo online toma cada vez mais espaço na vida dos jovens, as atenções sejam mais voltados para a partilha de informações na Internet.
Isabel Cruz, secretária-geral da CNPD, em declarações à Lusa, explicou que esta campanha surge na tentativa de alertar o público mais novo para os riscos que correm e para que tenham "autodeterminação".
Para ajudar os mais novos, a área escolar do projecto conta também com Unidades Temáticas de protecção de dados, onde os professores podem encontrar uma sistematização dos tópicos a trabalhar, fichas de apoio informativas e fichas de apoio, sugestões de actividades a dinamizar com os alunos, materiais de trabalho e exercícios de avaliação de conhecimentos, bem como resumos destinados aos alunos.
O Projecto Dadus foi hoje apresentado publicamente, na data em que se celebra o Dia Europeu da Protecção de Dados, numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República.
Notícias Relacionadas:
2007-10-25 - Pais duvidam dos benefícios que a Internet pode trazer aos filhos
2007-08-16 - EUA planeiam ensino de ciber-segurança em todas as disciplinas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários