Os criadores do protesto que mobilizou milhares de pessoas no Facebook, para a manifestação que teria lugar no dia 12 de Março de 2011, decidiram registar a expressão "Geração À Rasca".

António Frazão, Alexandre de Sousa Carvalho, João Labrincha e Paula Gil justificam a acção com o objectivo de quererem evitar utilizações abusivas, "nomeadamente em actividades com fins lucrativos, de cariz partidário, religioso ou violento", referem num comunicado enviado à imprensa.

Os quatro jovens anunciam ainda que a iniciativa que promovem vai deixar de se chamar "Protesto da Geração à Rasca" para passar a designar-se "Movimento 12 de Março", ou M12M, numa clara alusão ao dia em que a manifestação teve lugar.

Os pormenores relativos aos objectivos, imagem e áreas de actuação do novo colectivo serão anunciados publicamente na próxima semana, mas os seus promotores garantem, desde já, que o M12M será "uma voz activa na promoção e defesa da Democracia em todas as áreas da nossa vida".

A actividade do grupo, de momento, pode ser seguida na página Fórum das Gerações do Facebook e no blog.

O Protesto da Geração À Rasca chegou a reunir mais de 60 mil confirmados no Facebook para a manifestação que teria lugar a 12 de Março em várias cidades do país, e que acabou por levar à rua muitos mais cidadãos insatisfeitos.

O desafio foi lançado com base num "manifesto", criado numa mesa de café, onde os seus quatro promotores apelavam aos "desempregados, quinhentoseuristas e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal!" que mostrassem o seu degrado pela situação vivida, manifestando-se.