Em julho, a primeira vaga do Barómetro e-Commerce, da Marktest, indicou que são já mais de 4,8 milhões os portugueses que compram online, valor correspondente a 56,8% do universo de indivíduos com mais de 15 anos residentes em Portugal continental.

Entre este grupo são já 12,1% os que fazem compras pelo menos uma vez por semana e 42% os que compram online pelo menos uma vez por mês.

Em novas revelações sobre esta primeira edição do Barómetro e-Commerce, a Marktest aponta que a UberEats lidera os hábitos de compra online mais recentes dos portugueses num grupo de que também fazem parte o Continente e a Aliexpress.

Os dados indicam que quase dois terços (63%) dos compradores UberEats fizeram a última compra há menos de 30 dias, enquanto na Glovo isso aconteceu com cerca de metade dos utilizadores (46%).2

No que respeita à satisfação com as compras feitas online, este estudo indica que as lojas online da Decathlon, da Wook e da Amazon, da Fnac e da Zippy – as três últimas ex-áqueo – são as melhor classificadas.

O índice de satisfação tem ligeiras oscilações na avaliação consoante o género dos inquiridos: entre as mulheres o top três é preenchido por Zara, Wook, Decathlon e Fnac (ex-áqueo), enquanto os homens elogiam mais a Decathlon, a Amazon e a Bertrand.

O Barómetro e-Commerce da Marktest, realizou, na sua primeira vaga, 2 262 entrevistas entre março e maio de 2021.