Os vencedores do concurso público para implementação e operacionalização dos projectos-piloto de Compras Electrónicas na Administração Pública são a Bizdirect, Tradecom, Iwaytrade e Forum B2B. Com excepção da Tradecom (a quem coube apenas um ministério) cada um dos emarketplaces é agora responsável por encontrar uma solução tecnológica adaptada às realidades de dois ministérios distintos, tendo em conta as diferentes especificidades de cada uma destas entidades.



As empresas entram no terreno no início do mês de Setembro, altura em que "avançam com o trabalho de consultoria", referiu fonte oficial da UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento. A escolha de empresas distintas para os vários ministérios teve a ver, segundo a UMIC que coordena o processo, com a rapidez de execução do mesmo, bem como a possibilidade de, deste trabalho, resultarem várias soluções distintas "permitindo às entidades responsáveis optarem pela solução mais conveniente".



Dezembro é a data limite para a conclusão dos trabalhos e é também o timing definido para reavaliação das necessidades e análise das soluções. Nesta altura é tomada uma decisão final relativamente à escolha das empresas ou empresa fornecedora da plataforma/plataformas que servirão de base ao serviço de compras electrónicas.



A UMIC garante que os prazos estão a ser cumpridos e que os pequenos atrasos em algumas das componentes do projecto não excedem um mês. "O portal informativo já foi concluído, conforme previsto, os trabalhos que o transformarão num portal transaccional estão em curso", refere a fonte.



Paralelamente a este trabalho, a UMIC está também a acompanhar o concurso para o serviço nacional de fornecedores, cujo resultado deverá ser apresentado nos próximos dias. Numa fase posterior arranca o trabalho de cruzamento de informação que irá permitir - já numa fase operacional - verificar se determinado fornecedor tem a sua situação fiscal regularizada, sob pena de ficar excluído da lista de fornecedores habilitados.



A realização dos pilotos tem como objectivo "gerar poupanças e aumentar a eficiência no processo aquisitivo público; aprofundar o conhecimento da estrutura de custos do modelo actual; desenvolver competências internas nas entidades envolvidas; avaliar o grau de adesão da Administração Pública ao processo electrónico de compras; avaliar os benefícios económicos potenciados pela racionalização da estrutura de custos e pela agregação de compras em determinadas categorias de bens e serviços", esclarece a UMIC através de um documento que pretende resumir os objectivos do trabalho pedido às empresas escolhidas através do concurso.



Em última análise, o trabalho efectuado pelas quatro empresas irá "definir os requisitos da solução a implementar na futura Plataforma Central de Compras Públicas Electrónicas, assim como um critério de selecção da solução e do prestador de serviço definitivo para a solução de compras por catálogo", esclarece o mesmo documento.




O portal de compras online da Administração Pública já tem domínio registado, avançou Diogo Vasconcelos há algum tempo à imprensa, em www.compras.gov.pt, mas não está ainda acessível.



O Ministério da Defesa Nacional, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Segurança Social e do Trabalho, Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação e Presidência do Conselho de Ministros são as sete entidades escolhidas para avançar com a fase piloto do projecto.



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