O atual Net.mede permite apenas medir a velocidade da ligação disponível e o trafic shaping nos computadores pessoais, deixando de fora os smartphones e tablets, mas a situação vai ser corrigida com a versão Pro.

Como explicou hoje António Vassalo, diretor da Direção de Fiscalização da Anacom, durante a conferência da ACIST, a nova versão é um software que pode ser instalado nos terminais móveis e permite verificar vários elementos: velocidade, latência e perda de pacotes. Com estes dados os consumidores podem validar a qualidade das suas ligações de dados.

O Net.mede foi lançado em dezembro de 2013 e num ano registou mais de 450 mil testes, a maioria dos quais para saber a velocidade de débito da ligação à Internet. O diagnóstico de traffic shaping, que permite saber se os operadores estão a dar prioridade a alguns pacotes de dados em detrimento de outros, foi menos usado. 

 

Através desta ferramenta a Anacom pretende garantir aos consumidores portugueses uma forma de medir, objetivamente, a velocidade dos seus acessos, podendo depois confrontar os fornecedores de serviço com alguma irregularidade entre a velocidade contratada e a realmente obtida.

Um estudo realizado a nível Europeu mostra que 60% dos internautas desconhecem a velocidade da sua ligação à Internet. Entre os que têm consciência desse valor, 26% garantem que a velocidade contratada não é igual à efetivamente disponibilizada pelo operador de rede. 

António Vassalo adiantou ainda que o Net.mede pro deverá estar a funcionar até final do ano.

Existem outras ferramentas que têm objetivo de medir a velocidade de acesso à Internet, nos computadores pessoais e telemóveis, algumas das quais o TeK referiu numa Montra dedicada ao tema.