O Rapidshare começou a enviar avisos a diversos sites que disponibilizam gratuitamente material protegido por direitos de autor e tiram partido dos serviços de alojamento do Rapidshare para partilhar os ficheiros, intimando os visados a pararem de recorrer ao serviço para esse fim.

Nas missivas é solicitado também que os sites, que fornecem links e pesquisas para esse tipo de conteúdos deixem de usar domínios que incluam o nome do Rapidshare.

De acordo com as informações avançadas por vários meios internacionais durante os últimos dias, os avisos começaram a ser enviados depois do Rapidshare - que permite o upload, alojamento e download de ficheiros - se ter aliado à indústria cultural na luta contra a partilha online de conteúdos ilegais.

Outra das medidas do serviço alemão passa pelo encerramento das contas de utilizadores que persistam na violação de direitos de autor. O Rapidshare tem sido usado por alguns internautas como uma alternativa a à utilização programas de P2P, nomeadamente entre os franceses, que temem a nova lei antipirataria e a sua "perseguição" a quem recorre ao peer-to-peer.

Por ter sido encarado como uma alternativa menos susceptível de penalização, o Rapidshare tem sido alvo de várias denúncias por parte dos defensores dos direitos de autor, principalmente na Alemanha, onde recentemente foi acusado por um grupo de editoras do país que pedia que fossem tomadas medidas para impedir a partilha de cerca de 150 livros em formato digital que estariam acessíveis por aquela via.

Na sequência das preocupações manifestadas pela indústria, o CEO do serviço terá, no passado mês de Março, enviado uma mensagem de email a vários responsáveis da área onde se comprometia a colaborar activamenteno combate ao download de ficheiros protegidos por direitos de autor.

"Estamos a alargar os nossos esforços contra os sites que fornecem links, contra os ditos 'motores de pesquisa no Rapidshare' e os utilizadores que abusam da nossa marca para distribuir conteúdos protegidos por copyrights", terá escrito Bobby Chang, citado pelo blog do Torrent Freak - outro serviço de partilha.