Apostando no crescente mercado de venda de músicas através da Internet, a RealNetworks comunicou ontem que mantém a intenção de lançar o seu serviço Rhapsody no velho continente durante o segundo trimestre do próximo ano. A empresa pretende assim capitalizar alguma vantagem em relação aos planos já revelados da Apple e da Roxio de inaugurarem a disponibilização na Europa do iTunes e Napster.




Ainda no início deste mês, a RealNetworks tinha adiantado à agência Reuters que estava a negociar com as principais editoras discográficas o alargamento dos acordos de licenciamento para o mercado europeu, potenciando o lançamento do serviço.



O catálogo do Rhapsody contém mais de 385 mil faixas de música para web streaming e mais de 275 mil estão disponíveis para download. Só em Setembro os assinantes do serviço terão descarregado mais de 21 milhões de músicas através deste serviço, indicou a RealNetworks no início deste mês.


Os clientes nos Estados Unidos pagam actualmente 9,95 dólares por mês de assinatura, sendo-lhes cobrado um valor adicional de 79 cêntimos por cada download. Tanto quanto se sabe, o modelo de pagamentos na Europa deve ser semelhante, ao contrário do definido no iTunes onde os utilizadores pagam apenas por cada música descarregada para o computador pessoal.




Recorde-se que o Napster, que já foi o mais popular serviço de troca de músicas na Internet através da tecnologia peer-to-peer, tem o relançamento como serviço pago marcado para dia 29 de Outubro. Por sua vez, o iTunes da Apple foi na semana passada portado para ambiente Windows e nos três primeiros dias os utilizadores acederam a mais de um milhão de músicas, replicando o sucesso conseguido aquando do lançamento do serviço para a plataforma Mac.

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