Um novo estudo sobre publicidade online, apresentado ontem pela PricewaterhouseCoopers e o Interactive Advertising Bureau (IAB), demonstra que as receitas dos anúncios na Internet diminuíram 7,5 por cento no quarto trimestre de 2001 e 12 por cento no ano inteiro, sugerindo que a queda pode ter sido idêntica à sentida nos chamados meios tradicionais e não mais acentuada como se chegou a prever.



O estudo indica que as receitas da publicidade online totalizaram 1,7 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2001 e 7,2 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros) no ano inteiro.



A redução das receitas do online em 12 por cento, compara-se aos valores indicados por outros estudos que mostram quedas entre os 11,8 por cento e 13,8 por cento na publicidade para televisão.



Stu Ginsburg, porta-voz do Interactive Advertising Bureau, citado pela agência de notícias Reuters, afirmou que mesmo existindo um período em que não foi celebrado qualquer contrato de publicidade para a Internet nos Estados Unidos (o período entre o 11 de Setembro e finais de Outubro), o online acabou por não se sair mal.



O estudo mostra ainda que a porção de publicidade online gasta em banners diminuiu durante o ano passado, enquanto outras formas de anúncios como os classificados e listagens pagas aumentaram a sua quota.



Notícias Relacionadas:

2002-01-15 - Grupo de anunciantes define novas regras para anúncios na Web

2001-08-13 - Publicidade online cresce apenas 6 por cento em 2001

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.