Um novo estudo sobre publicidade online, apresentado ontem pela PricewaterhouseCoopers e o Interactive Advertising Bureau (IAB), demonstra que as receitas dos anúncios na Internet diminuíram 7,5 por cento no quarto trimestre de 2001 e 12 por cento no ano inteiro, sugerindo que a queda pode ter sido idêntica à sentida nos chamados meios tradicionais e não mais acentuada como se chegou a prever.
O estudo indica que as receitas da publicidade online totalizaram 1,7 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2001 e 7,2 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros) no ano inteiro.
A redução das receitas do online em 12 por cento, compara-se aos valores indicados por outros estudos que mostram quedas entre os 11,8 por cento e 13,8 por cento na publicidade para televisão.
Stu Ginsburg, porta-voz do Interactive Advertising Bureau, citado pela agência de notícias Reuters, afirmou que mesmo existindo um período em que não foi celebrado qualquer contrato de publicidade para a Internet nos Estados Unidos (o período entre o 11 de Setembro e finais de Outubro), o online acabou por não se sair mal.
O estudo mostra ainda que a porção de publicidade online gasta em banners diminuiu durante o ano passado, enquanto outras formas de anúncios como os classificados e listagens pagas aumentaram a sua quota.
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