Foi há pouco mais de um ano que o Reddit lançou, na sua plataforma, os livestreams. Hoje em dia, ao percorrer o fórum, rapidamente se depara com uma janelinha onde vários utilizadores optam por transmitir as mais variadas coisas. A empresa chamou-lhe Reddit Public Access Network (RPAN) e agora quer expandir a ideia.

O RPAN não se cinge a um tipo de conteúdo. Na verdade, tão depressa podemos encontrar alguém a regar as plantas, como uma mulher a tocar saxofone num jantar de família. Não há (muitas) regras e é bem possível que consiga encontrar algo mais relaxante do que na Twitch ou no YouTube.

O Reddit assume que quer apelar a um público mais vasto, não necessariamente para que assistam aos conteúdos, mas para que peguem na câmara e se juntem à comunidade de streamers. "Temos visto pessoas a transmitir o que, normalmente, noutras plataformas, não transmitiriam. Há imensos utilizadores comuns entusiasmados com esta experiência", explicou Alex Le, vice-presidente responsável pelos departamentos de produto e comunidade, em conversa com o The Verge.

Reddit: número de utilizadores ativos cresceu 30% em 2019
Reddit: número de utilizadores ativos cresceu 30% em 2019
Ver artigo

Atualmente, as transmissões estão limitadas a 45 minutos de duração, mas o Reddit pensa em alargar o período porque tem recebido vários pedidos nesse sentido. O que também deverá ser alargado é o número de canais onde o RPAN é suportado. Atualmente, há apenas uma pequena lista de subreddits onde os livestreams podem ser feitos, mas ao longo dos próximos meses, a empresa quer levá-los a todas as comunidades que revelarem interesse em contar com esta funcionalidade nos seus canais.

Outra das funcionalidades que torna o RPAN mais convidativo é o facto de as pessoas poderem transmitir direta e instantaneamente dos seus smartphones, o que anula algumas das barreiras técnicas que são tradicionalmente associadas à atividade.

O RPAN é substancialmente mais pequeno do que o YouTube e a Twitch, embora o Reddit não revele números oficiais sobre o sistema. No entanto, basta aceder a estas três plataformas em simultâneo e observar o número médio de espectadores para o perceber. Contudo, com a organização do Reddit, onde as comunidade se juntam em torno de gostos muito particulares, será mais fácil para os utilizadores, caso a plataforma evolua tecnicamente, apelar ao público e transformar os seus membros em espectadores. O crescimento poderá fazer com que se perda, contudo, a sensação de conforto e empatia que facilmente se desenvolve com a simplicidade das transmissões atuais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.