Seguindo-se as medidas impostas pela Comissão Europeia e depois pelos Estados Unidos e Canadá, o Reino Unido também baniu a instalação e utilização do TikTok de todos os funcionários das agências ligadas ao governo do país. A medida tem efeitos imediatos, seguindo-se uma análise de segurança pedida pelo governo.
“A segurança de informação sensível do Governo é prioritária, por isso hoje estamos a banir esta aplicação dos equipamentos do governo”, disse Oliver Dowden, Chanceler do Ducado de Lencastre, o número 2 do governo britânico, em comunicado oficial.
A nota refere que dada a natureza sensível de informações guardadas nos equipamentos dos funcionários do governo, estão a ser tomadas medidas mais apertadas nas aplicações de terceiros, sendo introduzida a proibição por precaução do TikTok nos smartphones. Os funcionários passam a ter acesso limitado à rede social, naquela que diz ser uma medida semelhante a outros parceiros internacionais como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
É referido no comunicado que o TikTok obriga os utilizadores a dar permissão à aplicação para aceder aos dados guardados no equipamento, que são depois recolhidos e armazenados pela empresa. “Dar acesso a essas permissões dá à empresa acesso a uma grande variedade de dados do equipamento, incluindo contactos, conteúdos do utilizador e dados de geolocalização”. E o Governo partilha a mesma preocupação sobre como é que esses dados poderão ser utilizados.
A decisão é apenas direcionada a equipamentos oficiais dos funcionários das fontes do governo, não proibindo que os mesmos utilizam a app de forma pessoal nos seus smartphones privados, sejam ministros ou público em geral. E deixa aos utilizadores individuais a responsabilidade de escolha da utilização dos seus equipamentos nas redes sociais, segundos as suas políticas de dados, quando consideram fazer o download das aplicações e utilizá-las.
Estão a ser agora discutidas exceções específicas da proibição nos equipamentos do governo, quando estes são necessários para propósitos de trabalho. Essas exceções serão garantidas por equipas de segurança e serão examinados caso a caso, com a respetiva autorização oficial, desde que as condições de mitigação de eventuais perigos sejam cumpridas. Exemplos das exceções para situações de funcionários que trabalhem em papeis de importância, tais como na segurança online.
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