Depois de um inquérito, conduzido em parceria com a Ipsos entre 26 de outubro e 9 de novembro, a Reuters concluiu que os clientes da Samsung continuam fiéis à sua marca mesmo depois de um desastre chamado Note 7.

De acordo com os resultados aferidos, os clientes que tinham conhecimento do programa de recolha global dos smartphones defeituosos mostraram continuar tão interessados em adquirir produtos da marca como aqueles que não sabiam. Mais concretamente, 27% dos utilizadores inquiridos com conhecimento da recolha responderam considerar a Samsung como marca prioritária na hora de escolher um novo telemóvel. Dos que não tinham conhecimento do sucedido, 25% assumiu ter a Samsung como primeira tecnológica da lista.

Dos atuais utilizadores, 91% respondeu que compraria outro smartphone da tecnológica sul-coreana, um valor semelhante aos 92% contabilizados junto dos clientes da Apple.

Apesar dos investidores da empresa terem receado, numa primeira fase, que os clientes que adquiriram um Note 7 o trocassem por um iPhone, as estatísticas da própria Samsung mostram que, no geral, os utilizadores preferiram substituir o equipamento por outro modelo da empresa. A 4 de novembro, data da publicação dos últimos resultados, quase 85% dos afetados decidiu continuar com a marca. Apesar do valor positivo, é de ter em conta que várias campanhas promocionais podem ter tido influência na decisão dos consumidores. 

O inquérito foi feito a 2.375 pessoas provenientes de todos os 50 estados norte-americanos que detêm um equipamento da Samsung e a 3.158 clientes da Apple. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.