Foi hoje apresentado publicamente um projecto que junta a RFM e a MusicaOnline na comercialização de música através da Internet. A parceria entre as duas entidades é inédita em portugal, tornando a RFM a primeira rádio nacional a envolver-se na comercialização de ficheiros de música legais na Internet.

Através do serviço da MusicaOnline os ouvintes da RFM vão poder aceder a um catálogo de mais de 1 milhões de músicas, podendo ouvir um excerto das mesmas e fazer o download para o computador ou um leitor de MP3.

Os preços das faixas de música variam entre os 79 cêntimos e o 1,24 euros, dependendo dos acordos mantidos com cada uma das editoras, explicou ao TeK Flávio Gaspar, administrador da MúsicaOnline. Para os Albuns os valores praticados são acima dos 9,99 euros, igualmente com variações.

Os preços e o sistema de pagamentos são os mesmos já utilizados no MusicaOnline, que está a funcionar desde final de 2005, embora possam ser consideradas algumas promoções específicas para os ouvintes da RFM. Para já os utilizadores podem pagar com cartão de crédito ou utilizando os cartões pré-+agos que podem ser adquiridos na BP.

Depois de compradas as faixas podem ser ouvidas no computador e nos leitores de MP3, excluindo os iPod devido à protecção introduzida pela Apple que só permite a audição de ficheiros adquiridos ou codificados pelo iTunes.

Flávio Gaspar desvaloriza porém esta questão, dizendo que o MusicaOnline é compatível com 95 por cento dos leitores no mercado, garantindo que o iPod tem pouca expressão em Portugal.

Durante a conferência de apresentação do serviço, no qual estiveram presentes vários músicos e grupos portugueses, como Rui Veloso e Luis Represas, as duas entidades defenderam que esta é uma forma de lutar contra a pirataria da música, muitas vezes feita pelos utilizadores que desconhecem estar a violar as regras e colocando em risco a segurança dos seus PCs.

Esta não é a primeira iniciativa de venda de música online em Portugal. O SAPO lançou ainda em 2004 o SAPO Música, em parceria com a britânica OD2 e também outros serviços internacionais, como o iTunes Europa, servem os clientes portugueses que querem comprar faixas de música online.

O site da RFM já permitia aos ouvintes da rádio do Grupo Renascença ter acesso à lista de músicas que estão em audição na rádio, assim como a um excerto de alguns temas. Os responsáveis pela Rádio esperam com este novo serviço melhorar a ligação com os seus ouvintes.

Nota de Redacção [20:17]: A notícia foi actualizada com mais informação entretanto recolhida junto dos responsáveis do serviço.

Notícias Relacionadas:

2004-10-27 - Apple estende iTunes Music Store na Europa incluindo Portugal

2004-10-13 - SAPO quer valorizar experiência de banda larga com portal XL