Em tempos de crise, multiplicam-se as soluções que procuram tirar o maior partido possível dos recursos disponíveis. Será este o caso do Home4Students, um site criado por portugueses que acrescenta às funcionalidades de plataforma de arrendamento de casas uma nova valência: a promoção do intercâmbio entre estudantes de diferentes regiões.

O objetivo é ajudar quem está deslocado a poupar nos custos, reduzindo "quase na totalidade as despesas de alojamento, água, luz, gás, etc", explicam os autores do projeto. O estudante deve registar-se na plataforma e indicar os seus locais de origem e destino. Posteriormente o serviço indicará as correspondências para a troca.

Desta forma, os jovens são acolhidos pelas famílias um do outro, ficando estas dispensadas de suportar uma segunda casa e respetivas despesas.

A plataforma, criada por três engenheiros informáticos saídos da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, encontra-se online desde a semana passada, explicou ao TeK Fábio Dinis Araújo Agapito, um dos responsáveis pelo projeto.
Atualmente em versão beta, o site permite ainda a qualquer interessado colocar anúncios de casas e quartos para arrendar a estudantes.

A utilização é gratuita, mas fazem parte do modelo de rentabilização do negócio a criação de planos de anúncio, que garantem aos membros do serviço o acesso a um leque mais alargado de funcionalidades: mais destaque para o anúncio ou maior visibilidade na página, são alguns dos exemplos avançados, num leque de benefícios que deverá conhecer novidades nos próximos tempos.

O próprio site, agora com 35 utilizadores registados, ainda não está "a funcionar em pleno" e deverá ir sofrendo melhorias em matéria de funcionalidades e serviços, atualmente em fase de implementação, detalhou Fábio Agapito. Já suporta, porém, as suas funções primordiais: promover o arrendamento e troca de casas entre estudantes.

O modo de funcionamento do Home4Students é explicado num comunicado à imprensa: após submetido, o anúncio é tratado pela plataforma e mostrado num mapa, que permite saber os pontos de interesse próximos, contatos do anunciante e avaliação dos utilizadores.

Entre as outras funcionalidades estão a possibilidade de definir rotas para o espaço anunciado, facilitando a vida de quem procura casa, acrescenta a nota aos meios.

O desenvolvimento do site, levado a cabo durante três meses, e o financiamento do mesmo ficaram integralmente a cargo dos três engenheiros informáticos e da empresa por eles criada, a AroundExtreme Informática.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes