O Beautiful People, um site de encontros destinado exclusivamente a pessoas bonitas, expulsou 30 mil membros da rede social, por entender que estes não cumpriam os requisitos necessários para fazer parte deste clube restrito.

A história é relatada hoje pelo The Guardian, num artigo onde dá conta da indignação dos utilizadores, que tinham sido admitidos depois de um vírus ter atacado o software responsável pelos rígidos mecanismos de controlo de admissões do serviço.

"Nós temos de nos manter fiéis aos princípios que levaram à criação do serviço e só aceitar pessoas bonitas - é por isso que os nossos membros pagam", disse ao jornal o director do serviço.

"Não podemos simplesmente fechar os olhos a estas 30.000 pessoas feias", afirmou Greg Hodge, adiantando que o serviço já tinha montado uma linha de apoio psicológicos aos utilizadores que viram as suas contas apagadas por não serem suficientemente belos - de acordo com os padrões do site.

A ameaça informática, que rapidamente ganhou a designação de Shrek - numa referência ao filme em que a princesa era afinal um ogre e onde a moral da história ensina a não dar importância às aparências - tinha afectado o BeautifulPeople no mês passado.

O vírus afectou o software que permite aos utilizadores da rede social a classificarem os candidatos a novos membros (com designações que vão de "nem pensar" a "lindo"), decidindo-se assim quem deve passar a fazer parte do clube. Os perfis dos candidatos têm de conter fotografia e informações como o peso, altura e tipo de fisionomia, assim como o seu signo e se têm ou não casa e carro próprios.

Esta não é a primeira vez que o polémico serviço é motivo de notícia devido às expulsões em massa de utilizadores que não cumprem os "apertados" requisitos. O ano passado, cerca de 5 mil membros tinham sido dispensados depois de ganharem peso durante a época natalícia. Também os dados que ocasionalmente publica, com os países onde existem mais candidatos feios, dão quase sempre que falar, despertando a ira dos visados.

Em média, um em cada sete candidatos é rejeitado, adiantou o responsável pelo serviço, que conta com cerca de 700 mil membros em 190 países.

Nota da Redacção: Foi corrigida uma gralha