O grupo de ativistas online Sudoh4k3rs reivindicou no Facebook o ataque a vários sites de bancos que operam em Portugal. A operação System Failed resultou na divulgação de mais de 400 endereços de email de trabalhadores e gestores de nove bancos.



Santander, Montepio, Millenium BCP, Crédito Agrícola, BPI, Banif, Banco Popular, Banco Best e Banco Espírito Santo são as entidades que alegadamente foram atacadas. De acordo com o Público também os servidores do Banco de Portugal terão sido acedidos. Nenhuma das entidades comentou até agora o caso.



O único banco estatal, a Caixa Geral de Depósitos, ficou fora do ataque. Algumas páginas dos bancos acima referidos terão ficado indisponíveis durante alguns momentos.



O Público contactou ainda a PJ e a Procuradoria-Geral da República para saber se já tinham sido apresentadas queixas ou abertos inquéritos-crime, mas nenhuma das entidades correspondeu ao pedido de informação.



O alegado ataque do grupo de piratas informáticos ligado ao Anonymous terá começado na sexta-feira, dia 27 de junho, e prolongou-se pelo sábado. O ataque terá tido como um dos objetivos “revelar falhas de todos os bancos portugueses e de várias entidades políticas relacionadas com o mesmo, expondo corruptos”, de acordo com a publicação feita na rede social pelos hackers.



Anteriormente, no dia 25 de junho, o coletivo Sudoh4k3rs tinha publicado uma mensagem no YouTube onde anunciava a operação System Failed e onde se insurgia contra a alegada corrupção das entidades bancárias.



Nota de redação: foi alterado o nome do grupo de ativistas online que reivindicou o ataque


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico