Nos primeiros três meses do ano o volume de vendas aumentou em 64% dos sites, numa comparação com o quarto trimestre de 2012, sendo que 20% registaram um volume de vendas superior a 1 milhão de euros.

Os dados foram revelados pelo Barómetro ACEPI/Netsonda, que conta com a participação de uma amostra de empresas ligadas ao comércio eletrónico onde se incluem os maiores sites B2B e B2C.

O crescimento do número de clientes é outro dos fatores marcas assinalado nos resultados, com 11% dos inquiridos a referir um aumento acima dos 100%, numa base onde 26% dos sites que participaram no Barómetro admitem ter tido mais de 10.000 clientes no primeiro trimestre de 2013.

A área de Informática e de artigos de desporto e lazer lideram o ranking dos principais produtos transacionados neste período, mas o relatório indica também um crescimento das vendas para o estrangeiro, apontado por 59% dos inquiridos no estudo.

"Os resultados deste período apontam para três grandes tendências que consideramos serem da máxima relevância para o nosso país, testemunhando as enormes potencialidades que o comércio eletrónico possui: o aumento do número de sites inquiridos que realizou vendas no estrangeiro; o aumento da percentagem de vendas realizadas através de dispositivos móveis; e a preferência pelas redes sociais como plataformas de comunicação e divulgação das marcas e dos negócios", refere o presidente da Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI).

Para o resto do ano as expetativas de evolução são positivas, com 27% dos sites a considerarem que vão manter o ritmo de vendas, apesar da conjuntura económica desfavorável. A indicação de uma aceleração do ritmo de vendas ganhou também mais apoio, em comparação com o último trimestre de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico