O Facebook marcou um evento para amanhã no qual irá apresentar "algo espectacular". As palavras empregues funcionaram como um rastilho para um vasto de leque de especulações, mas há uma que tem ganhado particular força: a de que será apresentada a integração com o Skype.

A hipótese é defendida, por exemplo, pelo blog especializado TechCrunch, que já tinha avançado que seria de esperar que o novo produto do Facebook tivesse uma forte componente de desktop - a avaliar pelo número de contratações de profissionais nesta área que estaria a levar a cabo. Agora, uma fonte com conhecimento da parceria desvendou detalhes.

Segundo contou ao blog, a rede social irá lançar uma nova funcionalidade que vai permitir aos utilizadores do Facebook fazer chamadas de voz e vídeo sobre IP, recorrendo para isso à tecnologia do Skype.

A ferramenta será baseada na Web, sendo suportada no browser, mas incluirá também uma componente de desktop, adiantou a mesma fonte, sem esclarecer se a utilização implicará ou não o download de algum software ou se apenas funcionará em computadores onde o Skype esteja instalado.

Certo é que a ferramenta oferecerá uma forte integração entre os dois produtos e, da perspectiva do utilizador, será uma experiência associada ao browser - que deverá ser capaz de fazer com que os membros do Facebook passem ainda mais horas no site, quando este, para além da troca de mensagens escritas, passar a permitir também comunicação por voz e vídeo.

Para o Skype, a parceria pode resultar num aumento significativo da base de clientes, numa altura em que o Facebook conta com mais de 750 milhões de utilizadores e o serviço de voz sobre IP ainda não vai além dos 170 milhões.

As empresas já tinham trabalhado juntas para integrar funcionalidades do Facebook no Skype e existe também uma aplicação do serviço de comunicações para a rede social, o SkypeMe, que conta com 36.516 utilizadores activos por mês, segundo os números divulgados na página da aplicação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.