Apesar do desenvolvimento das plataformas e da digitalização dos dados da saúde, as várias comunidades continuam a mover-se em esferas diferentes e é aqui que o Smart4Health quer atuar, colocando o paciente no centro e completando o circulo da informação. O projeto quer dar a possibilidade aos cidadãos e prestadores de cuidados de saúde para colaborem de forma integrada e digital com médicos e investigadores, melhorando os cuidados clínicos e os planos de tratamento através do acesso aos Registos de Saúde Eletrónicos.

O projeto foi aprovado no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020 e tem um financiamento de 22 milhões de euros, sendo liderado por Portugal, através de Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e coordenador da unidade de investigação GRIS do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS) no UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias. Há ainda mais dois parceiros portugueses, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira e a empresa Knowledgebiz Consulting, integrados num consórcio com 18 parceiros internacionais.

Segundo a Agência Nacional de Inovação, o Smart4Health, o maior projeto de investigação jamais coordenado por Portugal no âmbito do Horizonte 2020, e do financiamento total mais de 4 milhões estão reservados para os parceiros portugueses.

"O Smart4Health vai mudar radicalmente e a nível global o paradigma como os serviços de saúde, bem-estar e assistência são prestados”, refere Ricardo Jardim Gonçalves, coordenador do Smart4Health e responsável pela equipa portuguesa que coordenar todo o projeto.

Os resultados de Portugal no acesso a financiamento de projetos no Horizonte 2020 são considerados "bastante positivos, com financiamento total de 10,6 milhões de euros angariados por entidades nacionais, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 17%, refletida em 15 novos projetos Europeus com participação Portuguesa", refere Eduardo Maldonado, presidente da Agência Nacional de Inovação, a organização que apoia a participação das entidades portuguesas através do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.