A medição é do Social Media Explorer do grupo Marktest e refere-se à semana entre 18 e 31 de março, durante a qual o antigo Primeiro-ministro deu a primeira entrevista depois de deixar o Governo.



A entrevista foi concedida à RTP, que na mesma semana anunciou que Sócrates vai passar a ter um espaço semanal de opinião política naquele canal de televisão, anuncio que motivou aliás duas petições online: uma contra e uma a favor do convite dirigido pelo canal público ao ex-governante.



Os dois acontecimentos garantiram a José Sócrates a liderança na tabela das personalidades mais referidas em serviços como o Facebook ou o Twitter, blogs e notícias RSS, canais observados na análise. No total foram contabilizadas 5.200 referências ao antigo líder político do PS nestes sites.



O Primeiro-ministro Passos Coelho surge na segunda posição da mesma tabela, com mais de quatro mil referências, e em terceiro e quarto lugar estão o Papa Francisco e Cristiano Ronaldo, indiciando que embora a política seja um tema de intenso debate nestas plataformas há outras áreas a alimentar conversas.

[caption]marktest[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico